Daniel Ricardo de Castro Cerqueira – Presidente do IJSN (Moderador)

Doutor em Economia pela PUC-Rio, mestre em Economia pela EPGE/FGV e bacharel em Economia pela Universidade Santa Úrsula. Foi analista do Banco Central do Brasil (1994-1995). Professor dos programas de MBA da FGV (1995-2014l). Desde 1995, é técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, sendo diretor da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), entre 2012 e 2015. Desde 1999, estuda economia do crime e segurança pública.

É conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2015- atual) e do Conselho Acadêmico de Segurança Pública do Ministério da Segurança Pública (2018 atual) e foi research fellow do Crime Working Group do National Bureau of Economic Research (NBER) (2012-2013). Foi consultor do BID e do PNUD, tendo ainda prestado assessoria ao Ministério da Justiça e ao Ministério da Segurança Pública.

Em 2004, recebeu o prêmio Jorge Oscar de Mello Flores para o melhor artigo publicado na Revista de Administração Pública, da FGV. A sua tese de doutorado Causas e Consequências do Crime no Brasil recebeu os dois mais importantes prêmios acadêmicos na área de economia no Brasil: o prêmio Haralambos Simeonidis, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia (Anpec), e o prêmio BNDES de economia.

Atualmente foi cedido ao Governo do Estado do Espírito Santo e ocupa o cargo de diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).