Palestrante

Coronel Waldemar Gonçalves Ortunho Junior - Presidente da ANPD

Diretor-Presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados - ANPD, tendo sido nomeado em 06 de novembro de 2020 para exercer mandato de 6 anos. Anteriormente a isso, presidiu a Telecomunicações Brasileiras S.A. – Telebras, uma empresa estatal federal brasileira, vinculada ao Ministério das Comunicações, responsável por implementar as Políticas Públicas de Telecomunicações do Brasil de 24 de janeiro de 2019 a novembro de 2020, quando pediu exoneração do cargo para assumir a ANPD.

É Engenheiro Eletrônico, graduado pelo Instituto Militar de Engenharia, com pós-graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB). Profissional com 40 anos de experiência nos Ministérios da Defesa (Exército Brasileiro) e das Comunicações, atuando nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), com ênfase em telecomunicações, radiodifusão e informática. Foi designado representante do governo brasileiro na Escola Politécnica do Exército Equatoriano, em Quito, com a função de assessor/instrutor na área de processamento digital de sinais.

Foi representante do então Ministério das Comunicações no Grupo Gestor da TV Digital e gestor do projeto de roaming internacional de Telefonia Móvel para a América do Sul. Como engenheiro militar, no Ministério da Defesa serviu na Diretoria de Telecomunicações e no Gabinete do Comandante do Exército, onde gerenciou o projeto de rede telemática. Foi coordenador da área de tecnologia no Estádio Nacional de Brasília na Copa das Confederações FIFA de 2013, e na Copa do Mundo de 2014.