Alexandre José Guimarães – Subprocurador Geral do MPES

Natural de Brasília, Alexandre José Guimarães é doutor em direitos difusos e coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo — PUC-SP (2015), mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória — FDV (2009), pós-graduado em Direito Empresarial pelo Centro Universitário Vila Velha (1995) e em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Gama Filho (1995) e graduado em Direito pela Universidade Vila Velha (1988).

É membro do MPES desde dezembro de 1990, quando tomou posse no cargo de promotor de Justiça substituto. Em dezembro de 2002 foi promovido por merecimento para o cargo de 1º Procurador de Justiça da Procuradoria de Justiça Criminal. Ocupou a diretoria da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor por dois mandatos consecutivos (2006 a 2010) e recebeu três indicações para compor o Superior Tribunal de Justiça na vaga do Ministério Público. Ocupa a função de subprocurador-geral de Justiça Institucional desde 2018, sendo nomeado para esse cargo novamente para o biênio 2020/2022. Também exerce a função de supervisor da Força-Tarefa para Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (2020). Atualmente faz curso de pós-doutoramento na Universidade Federal do Espírito Sando, sob a orientação do Professor Hermes Zaneti Jr.